- Área: 36 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas intermediações da Cidade de San Tome - Santa Fe, em um bairro residencial, onde predomina a escala "de bairro" e seus hábitos, está colocado este protótipo de habitação mínima.
O projeto surge a partir da possibilidade de poder criar um núcleo habitacional de maneira simples e fácil na sua execução. O objetivo principal era poder construir um pequeno núcleo que cumpra as funções básicas de uma habitação, pelo qual se decidiu trabalhar com materiais industrializados, de fácil montagem e manejo.
Todo o núcleo se encontra modulado ao material predominante, perfis, chapa, alumínio (12 m, 6m, 3 m e 2,4 m), que por sua vez se vinculam com os módulos dos materiais utilizados para o acabamento interno, placas de gesso e madeira. Deste modo se conseguiu otimizar ao máximo cada elemento construtivo do conjunto, evitando qualquer tipo de desperdício e reciclando a maior quantidade de componentes.
Pallets usados em galeria - expansão, cerâmicas de vários tipos, parquet reciclado e suas combinações são o resultado das terminações, permitindo-se minimizar os custos da construção. Mas a maior otimização se conseguiu na experiência da própria execução da obra. Em tempos livres, com a ajuda de familiares e amigos, com ferramentas simples como furadeira, lixadeira e solda, se alcançou montar e armar cada um dos componentes que fazem este projeto muito valioso e particular.
Funcionalmente o núcleo de 36 m² (12 m de comprimento x 3 m de largura e 2,4 m de altura) se distribuem em uma cozinha com uma zona de estar e escritório, um banheiro com seu próprio lavabo e um dormitório principal. O mobiliário e a utilização ao máximo de cada espaço foram determinantes para desenvolver a maior quantidade de atividades no seu interior, funções integradas que permitem aproveitar cada centímetro quadrado, esvaziando o espaço no centro e utilizando as alterais para os apoios. Um mesmo móvel contém a pia e elementos de mantimento de cozinha, passa a ser biblioteca e culmina com uma ampla bancada de apoio. Sendo um espaço tão pequeno se decidiu trabalhar com a mínima quantidade de materiais e cores possíveis, dando um resultado de duas cores; a madeira natural nos pisos e móveis e o branco como predominando no resto.
As janelas contínuas do piso ao teto permitiram uma continuidade visual e espacial interna - externa, e por sua vez seu módulo passou a ser parte do fechamento do perímetro, alcançando uma simplicidade nas terminações.
Tecnicamente o bloco se apóia sobre pequenos pilares de concreto pré fabricados (blocos), único elemento úmido de toda a construção, disso surge a estrutura principal de perfis dobrados à frio onde se apoia a "caixa" de canos que armam o perímetro da casa, sendo a mesma estrutura, o montante do fechamento externo (chapas) e interno (placas). O revestimento metálico foi coberto com spray injetado e somado ao sistema de ventilação cruzada, a sucção do ar frio do piso - extração por exaustores fazem a aclimatização do seu interior. Toda a obra - sem contar as ferragens de alumínio e o spray de poliuretano - foi executada com mão de obra não especializada (nós mesmos) em um lapso de 10 meses.
Tecnicamente os módulos dos perfis, chapas, canos, permitem que cada peça se encaixem em seu lugar, tendo a possibilidade de ampliar seus espaços para novos módulos, e por sua vez, permitir a reutilização dos seus elementos para estas ditas ampliações, ou bem poder transladar o núcleo para um novo prédio.
Um volume linear, branco, elevado do chão, fazem a imagem exterior, com a característica de cada um dos materiais aparentes: chapa, perfis, alumínio e vidro; ressaltando com o verde que o rodeia, fazendo com que em cada ponto do interior tenha continuidade e amplitude espacial.
Em síntese, se buscou neste projeto, uma arquitetura que contemple a autenticidade de seus próprios materiais e sua montagem, que contempla uma leitura simples e clara, uma relação entre o industrializado, o reciclado e o natural; e sobretudo, que cumpre com sua função principal de poder gerar um espaço habitável com poucos elementos.